sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Do princípio ao fim do começo - Uma jornada de descobertas em Gênesis


Por Jânsen Leiros Jr.
Revisado e ampliado em 07/04/2024

O sol ainda não havia surgido, quando fui despertado pela ideia do título desse trabalho, que há anos vinha produzindo exaustivamente: Um estudo sobre o livro de Gênesis.

Levantei imediatamente e corri para o computador. Calibrei a vista e busquei papel e caneta para anotar os pensamentos que pipocavam em minha mente, já que o laptop parecia não entender minha urgência. Ele sempre fazia isso comigo quando a questão era urgente. Seria vingança pelas jornadas infinitas em que me acompanhava madrugada a dentro?

Enquanto aguardava a boa vontade do meu computador, passei os olhos pelos livros espalhados sobre a mesa e me detive ao ver minha primeira bíblia de estudos. Amarelada e com a capa gasta pelo uso, aquela bíblia me causou uma gostosa nostalgia, e fui transportado aos primeiros anos de minha vida cristã, repleta de desafios e competições na Escola Bíblica Dominical.

Recordo-me das marcações feitas com entusiasmo juvenil, numa tentativa de sistematizar os ensinamentos que me pareciam mais relevantes na época. No entanto, com o tempo, percebi que muitas dessas lições se perderam na superficialidade das inquietações adolescentes. A sensação de vazio e frustração que se seguiu me levou a questionar as pretensões de minha leitura bíblica.

Assim, embarquei em inúmeras tentativas de reler a Bíblia de Gênesis a Apo-calipse, buscando compreender sua mensagem e aplicá-la à minha vida. No entanto, os desafios do cotidiano muitas vezes me impediam de concluir essa jornada de forma satis-fatória. Apesar disso, jamais me faltou coragem para recomeçar, para reler e reinterpretar os textos sagrados em busca de novos significados.

Ao longo desses recomeços, acumulei experiências e aprendizados, mesmo diante das dificuldades e dos obstáculos. Cada nova leitura do livro de Gênesis revelava nuances e insights diferentes, o que flagrantemente apontava para uma mudança, não no texto, mas em quem os lia. E isso alimentou ainda mais minha paixão pela Palavra de Deus.

Outro resultado incontestável dessas releituras, é que entendi, uma após a outra, que o prazer não está apenas em chegar ao fim, mas sim na jornada de descobertas e aprendizado que ocorre durante o percurso. A cada linha vencida e a cada página virada, encontrei novas perspectivas e renovados entendimentos sobre a mensagem divina contida na Bíblia.

Por isso, proponho-me a compartilhar minha jornada de estudo e reflexão so-bre o livro de Gênesis, reconhecendo que a verdadeira alegria está na busca incessante pelo conhecimento e na constante renovação do entendimento. Assim, convido você a embarcar comigo nessa aventura de descobertas, do princípio ao fim do começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário